Todos sabemos que quem produz o mel são as abelhas, certo?
Mas além do mel e de serem responsáveis pela polinização de 70% dos alimentos provenientes da agricultura, as abelhas também fazem muitos outros produtos com vários benefícios para a nossa saúde.
Confira todos eles neste post:
Mel
Começando pelo mais popular, o mel não só tem um sabor que agrada muitos paladares pelo gostinho doce, como também possui diversos benefícios para a saúde, contendo açúcares, água, sais minerais, pequenas quantidades de vitaminas e outros nutrientes.
Ele é produzido a partir do néctar e, como o néctar pode ser coletado de diferentes tipos de flores, isso afeta seu gosto, cor e aparência. Mas os mais comuns são o mel de eucalipto e de laranjeira.
Cera
A cera é utilizada pelas abelhas para construir e desenvolver favos e fechar os alvéolos, pois é um produto resistente e rico em nutrientes.
Sendo assim, nós a utilizamos na indústria de beleza, farmacêutica, de velas e até odontológica.
Curiosidade: para gerar 1 kg de cera, as abelhas precisam ingerir cerca de 6 kg de mel, o que faz manter as operárias ocupadas por boa parte do tempo consumindo mel e convertendo-o em cera.
Própolis
Desde o início da pandemia da Covid-19, a própolis tem ganhado mais força no mercado, pois as pessoas têm visto seus benefícios para a saúde, tendo como principal o aumento da imunidade.
Diversos estudos já foram conduzidos sobre a Própolis no combate contra o Covid-19, pois é considerada um antibiótico natural. Leia nossa matéria sobre este assunto aqui.
Pólen apícola
O pólen é outro produto rico em nutrientes e é utilizado para alimentar larvas e abelhas adultas com até 18 dias. Além disso, é ele que dá origem à geleia real, que é o alimento exclusivo da abelha rainha.
Graças ao seu alto valor nutritivo, é consumido por nós como alimento, vendido normalmente em pó, podendo ser adicionado em alimentos e bebidas para incrementar nossa alimentação.
Geléia real
A geleia real é o alimento das crias e da abelha rainha por ser rica em proteínas, açúcares, gorduras, aminoácidos, enzimas e vitaminas. Seu gosto é mais ácido e forte do que o mel.
Apesar de ser menos popular do que o mel, é muito utilizada na indústria de cosméticos em cremes para pele e cabelo, e de medicamentos, pois age contra o estresse e a fadiga.
Ela pode ser comercializada no seu estado natural, misturada com mel ou mesmo seca e em tabletes.
Apitoxina
A apitoxina é o veneno das abelhas, porém se extraída com as técnicas apropriadas, é possível desfrutar de seus benefícios.
Se trata de um líquido transparente e de reação ácida, composta por 88% de água e os outros 12% são proteínas, peptídeos, compostos orgânicos voláteis, aminoácidos e aminas, sendo os princípios ativos terapêuticos os peptídeos e as proteínas.
Ela é usada como medicamento no tratamento de doenças reumáticas, mas só pode ser comercializada por farmácias e drogarias.